Se tem um telemóvel que funciona exclusivamente na rede 3G e gerações anteriores, pode continuar a fazer chamadas de voz como até agora, pois a rede 2G, que chega a todo o País, continuará a funcionar. No entanto, para utilizar dados (como acesso à internet) é aconselhável trocar o cartão SIM 3G por uma versão mais atual (o que pode ser feito de forma gratuita numa loja Vodafone) e/ou substituir o equipamento.
Se, por outro lado, tem uma empresa que utiliza equipamentos como, por exemplo, terminais de pagamento por cartão de crédito (TPA), localizadores de veículos para gestão de frotas, ou sensores instalados em camaras, que são 3G, mas até estão dotados também de tecnologia 2G, não se antecipa qualquer perturbação decorrente desta alteração.
A Vodafone contactou todos os clientes particulares ou empresariais abrangidos por esta mudança e, nesse contacto, foram transmitidas todas informações necessárias para fazer a transição, que pode implicar a substituição de equipamento e/ou a troca de cartão SIM.